Mundo
A entrega do corpo de Alexei Navalny à sua mãe foi confirmada por um representante
O corpo de Alexei Navalny, proeminente opositor russo falecido de forma súbita e inesperada na prisão, foi entregue à sua mãe, conforme divulgado por Kira Yarmysh, sua porta-voz, através da plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter). Yarmysh mencionou que ainda é incerto se será permitido à família realizar um funeral à altura do que Navalny merecia e de acordo com seus desejos.
Anteriormente, reportagens indicavam que Yulia Navalnaya, esposa de Navalny, criticou o governo russo por reter o corpo do marido, insinuando um enterro privado contra os desejos da família. “Nove dias se passaram desde que o presidente Vladimir Putin assassinou meu marido… E parece que matá-lo não foi suficiente; agora ele fez do corpo dele um refém, humilhando sua mãe ao forçá-la a concordar com um enterro secreto?”, expressou em um vídeo.
Navalny, a figura mais notável da oposição russa, morreu subitamente aos 47 anos em uma colônia penal no Ártico. Alega-se que o governo russo esteja por trás de seu falecimento, uma acusação que o Kremlin nega veementemente.