Famosos

A força cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2023

Publicado

on

Com uma cultura pujante que faz sucesso no mundo todo, artistas brasileiros marcam presença na Europa em abril com uma série de shows e espetáculos em vários países.

Alexandre Pires

O mineiro que foi vocalista do Só Pra Contrariar segue fazendo sucesso e desembarca para mais uma passagem pelo continente europeu. Dessa vez, apresentou o show Baile do Nêgo Véio 2, com diversos hits de sua carreira.

Baco Exu do Blues.

O baiano, que é rapper, cantor e compositor, ganhou destaque com suas letras fortes, que misturam metáforas com poesia, em ritmos bem brasileiros.

Baco Exu do Blues - Foto: Reprodução

Baco Exu do Blues – Foto: Reprodução

MC Poze do Rodo

Misturando trap, hip hop e funk, o carioca de 24 anos é um dos novos nomes de sucesso do cenário nacional. Com letras polêmicas no estilo funk proibidão, o MC já se apresentou em vários países da Europa e dessa vez fez duas apresentações no continente.

MC Poze do Rodo – Foto: Reprodução

Anna Setton

Cantora, compositora e instrumentista, a paulistana já fez apresentações junto com o mestre da MPB, Toquinho. Em seu novo álbum, “O Futuro é mais Bonito”, a artista canta canções próprias e se firma cada vez mais como um nome de destaque da nova MPB.

Anna Setton – Foto: Reprodução

Seu Jorge e Daniel Jobim

O cantor e multiinstrumentista Seu Jorge se junta a Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, para um espetáculo que venera a obra de Tom, um dos maiores nomes da música brasileira. Com datas esgotadas em 2022, a dupla retorna a Portugal para novas apresentações que emocionaram os brasileiros que vivem na Europa.

Seu Jorge e Daniel Jobim – Foto: Reprodução

Emicida

Rapper e uma dos maiores nomes do hip hop brasileiro, o paulistano é figura frequente no continente europeu. Em nova turnê, trouxe o show AmarElo para a Europa e esgotou todos os shows, mais uma vez.

Emicida – Foto: Reprodução

Exposições de brasileiros na Europa

“Anatomia do Inconsciente, Entre Deslocamentos e Sobreposições”

A exposição traz obras do artista visual, arte-educador, quadrinista e ilustrador brasileiro, Pedro Panta. O artista recebeu em 2022 a medalha MMDC da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, reconhecendo a sua atuação na educação brasileira.

  • Visitação: iniciou no dia 22 de abril (sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h);
  • Local: Galeria Mola em Braga, Portugal;
  • Mais informações: site da Galeria Mola.

Protagonizando a Cena

A exposição da carioca Priscila Rooxo tem uma revisão histórica do ponto de vista anticolonial.  Em suas pinturas, Rooxo retrata cenas do cotidiano periférico do Rio de Janeiro com uma tensão crítica singular.

  • Visitação: Iniciou dia 24 de março e vai até 10 de maio de 2023;
  • Local: Galeria Francisco Fino, Lisboa, Portugal;
  • Mais informações: site da Galeria Francisco Fino.

Mães de Umbigo

Eduardo Queiroga é fotógrafo e professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Como parte da sua residência artística em fotografia no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, a mostra reúne 25 fotografias que retratam as tradicionais parteiras do Brasil, que são conhecidas mães de umbigo daqueles que ajudaram a trazer ao mundo.

“Nuevo Poder: pasabilidad” – Maxwell Alexandre

Maxwell Alexandre é graduado em design, vive e trabalha na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Com diversos prêmios no Brasil, sua jovem carreira tem reconhecimento internacional e expõe pela primeira vez na Espanha.

Na série ‘Novo Poder’, o artista explora a ideia da comunidade negra dentro dos templos consagrados de contemplação da arte contemporânea: galerias, museus e fundações.

 

Acompanhe minha coluna e saiba muito mais, segue meu Instagram @rikardoperolas

Bombou na semana

Sair da versão mobile