Internacional

Cida Arruda Conectando Vidas: “A Jornada de Transformação e Empreendedorismo na Comunidade Imigrante”

Publicado

on

Cida Arruda conta que com o início da pandemia, muitas pessoas chegaram aos Estados Unidos sem qualquer orientação, enfrentando a falta de trabalho, comida e moradia. Em um dia particularmente atarefado, surgiu a necessidade de contratar uma ajudante. Duas pessoas ligaram, ambas alegando ter experiência. Decidiu-se, então, trabalhar com elas.

Cida Arruda - Foto: Reprodução

Cida Arruda – Foto: Reprodução

Logo no início, uma das novas ajudantes foi instruída a usar o aspirador de pó. Ela segurou o aparelho nas mãos, olhou-o com incerteza e perguntou como funcionava, revelando que nunca havia visto um antes. Era uma casa que estava sendo limpa pela primeira vez. A outra ajudante foi direcionada para limpar o banheiro. Ao receber a instrução, seu rosto demonstrou espanto, e, inesperadamente, ela começou a chorar. Em meio às lágrimas, confessou que nunca havia visto um banheiro como aquele; em sua casa, havia apenas uma privada, e ela usava um balde para tomar banho. Quando questionada sobre o motivo de ter mentido ao dizer que tinha experiência, ela respondeu que, se não o fizesse, ninguém lhe daria uma oportunidade.

Cida Arruda – Foto: Reprodução

O dia inteiro, a ajudante seguiu a orientadora, tentando aprender enquanto trabalhava. Ao final do expediente, em meio à correria, foi decidido que um Uber a levaria para casa, mas, para surpresa de todos, a moça não sabia nem mesmo seu próprio endereço.

Cida conta que nesse episódio acendeu um desejo profundo de fazer algo diferente por pessoas na mesma situação. Foi criado um treinamento para recém-chegados, ensinando-os a limpar casas de maneira eficiente e adequada. Investiu-se em produtos, um website, e começaram a ministrar aulas gratuitamente nas igrejas. Contudo, a iniciativa não foi bem recebida por todos. Alguns criticaram, acreditando que havia lucro envolvido, enquanto outros diziam que toda mulher já sabe limpar uma casa. Mas poucos compreendiam o desespero de chegar a um país diferente, com produtos e aparelhos desconhecidos, e a pressão de sustentar a família. A maioria dessas pessoas não sabia ler, escrever e, muito menos, falar inglês.

Cida Arruda – Foto: Reprodução

Os treinamentos continuaram, e, com o tempo, ficou evidente a falta de informação entre os imigrantes. Decidiu-se, então, realizar lives no Instagram, com o objetivo de orientar aqueles que não tinham acesso a informações essenciais sobre a realidade de imigrar para os Estados Unidos.

Após a primeira live, surgiu a ideia de mostrar o ponto de vista das empresárias que contratam pessoas sem experiência. Durante um sonho, nasceu o Canal Conectando Pessoas, um espaço dedicado a compartilhar informações gratuitas para quem mais precisava naquele momento. A partir desse canal, também foi concebida a ideia de organizar eventos na área do empreendedorismo, visando ajudar empresários a crescer e mudar suas mentalidades.

Cida Arruda – Foto: Reprodução

Agora, aproxima-se a terceira edição desse evento, que contará com palestrantes renomados. “A gratidão por poder contribuir com um evento do porte do Poder da Conexão é imensa, pois ele está mudando vidas e pensamentos dentro da Comunidade Brasileira. A certeza é de que esta é apenas o começo de uma missão maior: conectar pessoas e transformar vidas”, concluiu Cida.

Para conhecer a história de sucesso dessa empresária nos Estados Unidos, acompanhe minha coluna semanal, siga também as redes sociais da Palestrante e CEO Cida Arruda no Instagram @cidaarruda_oficial  Tik Tok @cidasservices  Facebook no Link e no Canal do You Tube @canalconectandoPessoas

Bombou na semana

Sair da versão mobile