Geral
Conheça os 5 homens brasileiros gays que são referências no mercado corporativo
Gestores públicos e privados, a serviço da economia do nosso país, são grandes exemplos de um executivo que driblaram o preconceito e mostraram à sociedade que à sexualidade não tem nada a ver com autoridade. Partindo disso, fizemos uma pequena lista de cinco homens gays que se tornaram referência no mundo corporativo.
Eduardo Leite: o atual governador do Rio Grande do Sul quebrou paradigmas na política brasileira, em 2021, durante entrevista ao programa “Conversa com o Bial”, na TV Globo, ao revelar ser homossexual. “Passado esse processo e uma vez que eu tinha entendido isso para mim, na política, eu nunca criei um personagem. Nunca disse as outras pessoas que não era gay. Eu simplesmente não falava sobre assunto. A minha orientação sexual toca na minha vida, e a política é como eu posso tocar na vida dos outros. O que eu posso transformar as pessoas é com a minha capacidade como gestor e não por ser ou não gay”, afirmou. À época, ele era apontado como pré-candidato à Presidência da República. O político se tornou o primeiro governador da história do Brasil a se assumir gay.
Leandro Karnal: é escritor, historiador e Doutor em História Social pela USP, a Universidade de São Paulo. Ele escreveu mais de 20 livros. Foram vendidos cerca de um milhão de exemplares. Karnal é Membro da Academia Paulista de Letras e professor da Unicamp há mais de 20 anos. É destacável a atuação dele como palestrante, intelectual e formador de opinião. Presente nas redes sociais, elas alcançam quase 10 milhões de seguidores, além de suas frases e vídeos fazerem sucesso pela internet. No início de 2023, Karnal assumiu, para o público, um relacionamento homoafetivo.
Marcelo Calone: é gestor de talentos e diretor de cinema. Ele criou o Grupo Calone em 2001, responsável pela distribuição de budget assertivo (orçamento) das principais marcas do mundo e integração de indicadores para mídias de 193 países, graças à criação da tecnologia DBIPro, de uso exclusivo da corporação. No ano passado, Calone assumiu, publicamente nas redes sociais, o amor pelo seu melhor amigo. Em novembro de 2022, eles anunciaram o noivado “fiz ele me esperar 14 anos”, afirma. O pedido de casamento surpreendeu seu companheiro, Bruno Garavelo, gestor de audiovisual e diretor de fotografia.
Marcelo Cosme: é jornalista e apresentador do programa “Em Pauta”, no canal de assinatura Globo News. Ele fez grandes coberturas no jornalismo político, como a Operação Lava-Jato e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Há dois, Marcelo assumiu a homossexualidade, causando furor nas redes sociais. Ele recebeu apoio de fãs, colegas de trabalho e também discursos de ódio na internet. A experiência resultou o livro “Talvez você seja… desconstruindo a LGBTfobia que você nem sabe que tem!”, escrito pelo jornalista. Desde 2021, Marcelo é casado com o cardiologista Frankel Brandão.
Marcelo Cosme – Foto: Reprodução/Internet: é jornalista e possui uma agência de marketing. Em 2019, nas comemorações dos 50 anos do Jornal Nacional, na TV Globo, Matheus foi o primeiro profissional assumidamente gay a ocupar a bancada do principal noticiário do país. No ano passado, ele foi a candidato a Deputado Federal pelo estado de Goiás. Matheus não foi eleito, mas obteve expressivos 47 mil votos, ficando como primeiro suplente de seu partido.