Empreendedorismo
O Apresentador Thiago Paes registra suas viagens em Nova Temporada de PaesPeloMundo na TV
Pronto a registrar as melhores experiências de viagens desde sempre, o empresário Thiago Paes viu sua vida mudar em 2015 quando milhares de pessoas começaram a se interessar por suas postagens nas redes sociais. Desde então, o que era algo para descontrair com amigos foi se tornando profissão. “Tudo começou com algo que eu sempre amei fazer, falar sobre. Eu vivia perguntando para meus amigos como eram os lugares que eu não conhecia. Sempre sonhei em conhecer muitos lugares do mundo, as pessoas, a culinária”, lembra Thiago.
Nascia então o PaesPeloMundo. Nos últimos anos, como criador de conteúdo e influenciador, Paes se tornou referência em turismo e, principalmente, em turismo gastronômico e hotelaria. Coleciona dezenas de experiências em hotéis de luxo, destinos exóticos, atrações turísticas como mergulhar no AquaRio – um dos maiores aquários da América Latina, o que poucas pessoas fizeram. Além de palestras, participação em eventos, projetos, tais como o Movimento Supera Turismo, o Voar Mais, os Seminários, além de ser professor no curso de turismo em Curitiba, onde mora. “De todos os projetos que já participei o Movimento Supera Turismo foi o mais desafiador, o que me deixou mais forte e inseguro ao mesmo tempo. Precisei viajar durante a pandemia para os lugares que estavam voltando aos poucos a funcionar, ninguém sabia direito o que eram os protocolos, tudo que a gente hoje naturalizou, naquele momento era uma novidade, não sabíamos como usar as luvas, o álcool gel, eram muitas dúvidas. Ao mesmo tempo foi emocionante ouvir os relatos de guias de turismo, agentes, de profissionais de todos os níveis cheios de esperança. O Turismo foi muito afetado e eu sentia que tinha que fazer algo para ajudar”, relata Thiago.
Aos poucos a formação em direito e a vida como advogado foi dando lugar às constantes viagens pelo Brasil, Europa, Ásia. “Precisei deixar de lado nomeação em concurso público, outras atividades e me dedicar as viagens, mas sou empreendedor, empresário, curioso, estudioso, tenho sede de conhecimento, por isso amo ensinar. Cada vídeo é resultado de muitas pesquisas, detalhes, histórias que me realizo contando”, conclui o produtor e apresentador.
Tamanha bagagem e trajetória multidisciplinar fizeram seus vídeos curtos das redes sociais chegarem à TV. Em 2022 estreou a primeira temporada do PaesPeloMundo – viagem & amp; gastronomia no canal Travel Box Brazil. E já se prepara para estrear novas temporadas, uma pelo Brasil e outra resultado de uma das viagens mais inusitadas de sua vida, conhecer a cordilheira Himalaia.
E nessa viagem pelos países budistas do Himalaia, Paes esteve no extremo norte da Índia, na região de Leh Ladak, no Nepal, pelos aeroportos mais perigosos do mundo, e também no Butão, onde fez trilhas de mais de 6 horas por montanhas sagradas, provando a culinária local, como o Ema Datshi, “molho de queijo com lascas de pimenta.”
A culinária exótica não é exclusividade das viagens ao exterior. No Brasil, Thiago provou “moqueca de frutos do mangue” no Delta do Parnaíba, “Beiju de coco” e as “queijadas sem queijo”, receitas fielmente reproduzidas por descendentes de pessoas escravizadas na experiência do turismo de base comunitária em Sergipe, além da culinária a base de cactos à beira do rio São Francisco e muito mais. “O Brasil é incrível, tem sido especial conhecer novos lugares e também voltar a destinos que tem muito a oferecer, a trocar com o viajante. Eu sempre falo da cozinha sustentável como aquela que valoriza o produto e o produtor local, que emprega na comunidade, que realiza projetos sociais, que visa o futuro do meio ambiente. Não dá para ficarmos presos a receitas europeias, a ingredientes que nem existem no Brasil. Para mim um bom chef utiliza produtos locais em suas técnicas, olha o entorno, de onde vem o que comemos e produz pratos com saudabilidade”, acrescenta Thiago.
As experiências de viagens que inspiram milhares de pessoas nas redes sociais e na TV se dividem com as apresentações em palestras e seminários, e também, nos cursos que ministra. “Tenho um curso para ensinar as pessoas a fazerem parcerias de sucesso. Há uma diferença significativa entre um Famtour, uma Presstrip e uma Criação de Conteúdo. São setores e interesses diferentes de quem nos contrata. O Famtour é a área comercial de um destino ou uma empresa, que faz convites a profissionais do turismo para viabilizar seus negócios, uma Presstrip é a assessoria de comunicação que realiza os convites para jornalistas e comunicadores do turismo para divulgarem o local conforme seu olhar, incluindo suas críticas positivas e negativas, ao passo que a Criação de Conteúdo acontece ‘à quatro mãos’ é uma realização do setor de marketing de um destino, é a produção de algo de interesse do contratante. As duas primeiras são sem custos, a criação de conteúdo é diferente”, explica Paes.
A Nova temporada na Tv vai passar por novos roteiros pelo Brasil como a Rota dos
Pireneus – queijos e vinhos de Goiás, que conduz o viajante a fazendas históricas com receitas ancestrais, por vinícolas no meio do centro-oeste, por uma natureza ainda pouco conhecida. Passará também pelos novos e badalados restaurantes de Maceió, em Alagoas; pelos hotéis de Luxo de Camocim no Ceará, entre outros. Com certeza mais um sucesso do empresário, produtor e apresentador que faz minuciosa curadoria para falar sobre o que há de melhor no Brasil sem estereótipos e com um conteúdo luxuoso e repleto de alma. Para conhecer mais sobre o apresentador segue o Instagram @paespelomundo