Notícias
Saiba mais sobre a importância da consultoria de imagem e estilo
Especialista destaca ser fundamental ouvir o consumidor de moda masculina para criar conexão, identificação e trabalhar de forma estratégica
Bruno Garofani, consultor de imagem e estilo, comenta que as mídias sociais podem ser consideradas uma inspiração para quem deseja acompanhar a moda masculina. “Eles têm conteúdo imediato, a todo o momento, em várias plataformas diferentes, seguindo as tendências em tempo real, estilos e pessoas diferentes, desde o tradicional até o streetwear”, aponta. O especialista conta que existe uma crescente popularidade das atemporais peças de alfaiataria, que estão em alta no momento, peças bem cortadas, texturizadas, além de peças oversized, como camisetas, casacos, proporcionando conforto e um visual despojado.
Segundo Garofani, a idade não define o estilo de roupa, mas pode influenciar as escolhas. “O que vestimos quando somos mais novos é totalmente diferente do que vestimos quando estamos mais maduros, então não deve ser uma limitação. O mais importante é que o estilo escolhido seja uma expressão autêntica da pessoa, refletindo seu gosto, personalidade e confiança”, afirma.
Diferença entre consultor de imagem e personal stylist
O consultor de imagem abrange uma área mais global, tratando não apenas do estilo, mas também do comportamento, etiqueta, comunicação verbal, não verbal e até a imagem profissional.
Já o personal stylist cuida do estilo pessoal, organização do guarda-roupa, das melhores peças para comprar e combinações de roupas. Esse profissional é mais direcionado somente para o look.
O homem brasileiro e a consultoria de imagem
Para o especialista, nos últimos anos, houve um aumento significativo no interesse dos homens pela moda e pelo cuidado com a própria imagem. Isso reflete uma mudança cultural, onde a preocupação com a aparência deixou de ser vista como algo superficial e passou a ser reconhecida como uma forma de expressar personalidade, confiança e profissionalismo.
O trabalho do consultor
Bruno conta que o trabalho dele depende muito do que a pessoa precisa. Ele explica que conversa com o cliente e vê quais são seus interesses, ideias e objetivos para poder fazer algo assertivo, sendo trabalhada a parte visual, de organização do guarda-roupa e combinação de looks. “Além disso, eu tenho uma loja de roupas masculinas em que trabalhamos o casual e o social. As pessoas vindo à minha loja, nós conseguimos montar looks, pois são roupas atemporais, de alfaiataria, que a pessoa consegue utilizar com as peças que ela tem no guarda-roupa. Também fazemos reuniões presenciais e on-line”, finaliza.