Notícias

Teatro: Borbolina Cia leva cultura inclusiva a 10 cidades paulistas

Publicado

on

É a primeira edição do Circula Repertório

Os espetáculos Sonho de artista e O menino e a cerejeira, projeto da Borbolina Cia, vai circular gratuitamente por dez cidades do estado de São Paulo, entre agosto e outubro, com peças inclusivas para escolas e o público, além de promover workshops de formação e doação de livros. A Borbolina Cia foi contemplada no Edital Lei Paulo Gustavo 20/2023 – Difusão Cultural, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.

O menino e a cerejeira vai se apresentar em cinco cidades do noroeste paulista: Olímpia, Novo Horizonte, Votuporanga, São José do Rio Preto e Catanduva. Já Sonho de artista vai estar em Limeira, São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Botucatu e Ubatuba. Em cada um dos municípios serão realizados três espetáculos, sendo dois para escolas públicas e ONGs e um para o grande público, além de um workshop voltado aos artistas profissionais e amadores.

Serão 30 apresentações e 10 workshops no total. Todas as sessões terão acessibilidade para libras e dez delas terão audiodescrição. “Estamos celebrando os nove anos de carreira da Borbolina Cia e esse projeto vem coroar o trabalho que temos feito: levar entretenimento e arte, formação e inspiração para públicos de todas as idades, em especial às crianças e jovens, pelo Estado de São Paulo. Promover experiências teatrais que inundem os corações de esperança, emoção e alegria para enfrentar os desafios da vida é nosso propósito. E estamos muito felizes em oferecer o espetáculo a todos, por meio de acessibilidade para libras e audiodescrição. Ninguém ficará de fora”, afirma Stella Tobar, diretora da Borbolina.

Sonho de artista

A história fala sobre a vocação do artista em uma homenagem lúdica e divertida a esse ofício e às dificuldades de criar e viver de arte, na releitura da fábula A cigarra e a formiga. O espetáculo, texto e direção é de Stella Tobar. Ele foi montado em 2021, durante a pandemia, graças ao Edital Proac Lei Aldir Blanc para histórico de realização. A peça também apresenta, principalmente ao público-mirim, o incentivo de não abandonar os sonhos e poder trilhar a profissão escolhida por vocação e coração.

O menino e a cerejeira

Estreou em julho de 2016. Sucesso de público e crítica, o espetáculo foi visto por mais de 70 mil pessoas. O enredo fala de coragem e esperança para superar as dificuldades. A peça leva mensagens de resiliência diante das adversidades, trazendo a leveza do diálogo sem fronteiras, da amizade sincera e do sonho diante da desesperança.

Trata-se de uma adaptação e primeira montagem teatral da obra do escritor japonês, poeta e pacifista Daisaku Ikeda, falecido em 2023, aos 95 anos. São utilizados elementos da cultura oriental para conversar diretamente com a plateia por meio da arte. O cenário é composto por taikôs (tambores do Japão), painéis e bonsai, que ajudam a compor o enredo de forma lúdica e vibrante. Haverá ainda doação de livros originais da obra às escolas e instituições participantes.

Workshop

Com 28 anos de carreira, Stella Tobar vai ministrar o workshop. Ela é atriz, diretora, dramaturga, professora, produtora teatral e formada em Artes Cênicas pela Unicamp, tendo integrado diversas companhias importantes até fundar a Borbolina Cia em 2015.

Com o tema A preparação do artista de teatro – Atuação, o workshop será gratuito. O evento vai abordar o preparo físico, emocional, exercícios respiratórios, vocais, capazes de gerar um estado criativo. A artista vai proporcionar técnicas de atuação e ferramentas para traçar uma carreira que passa pela autoprodução no teatro, promovendo uma visão ampla da profissão e troca de conhecimentos com os profissionais locais.

Público-alvo

Artistas profissionais, amadores ou estudantes de teatro, a partir de 14 anos. São 30 vagas. O workshop terá a duração de 2h. A programação completa pode ser conferida nestes links:

https://www.borbolinacompanhia.com.br/ https://www.instagram.com/borbolinacia/

Bombou na semana

Sair da versão mobile