Empreendedorismo
O chefe Alex Duarte da dicas para quem quer empreender no Ramo Gourmet
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Alex Duarte nasceu na cidade de Taquara, Rio Grande do Sul, seu sonho vem de família, sua mãe era confeiteira, produzia bolos de aniversário e casamento, desde pequeno observou cada ingrediente que ela utilizava e o amor que ela transparecia ao confeccionar suas artes em forma de bolo. “Comecei aos 14 anos de idade, minha mãe organizava o espaço com todos os ingredientes e começava a produção, era muito carinho e me apaixonei perdidamente, posso dizer que este é meu diferencial. Eu acabei me diferenciando, por montar uma estrutura de acordo com a argumentação do cliente.
Em meio a pandemia no ano de 2020, comecei a gravar Lives e investir em qualidade de matérias primas, fornecedores confiáveis e uma produção cuidadosa e artesanal, esse foi o diferencial, meu público criou a sua própria percepção em cima da minha marca”, conta com emoção.
![Alex Duarte – Foto: Acervo Pessoal](http://www.colunadafama.com.br/wp-content/uploads/2023/04/PHOTO-2023-03-30-11-34-24.jpg)
Alex Duarte – Foto: Acervo Pessoal
Ter presença online é fundamental para qualquer empreendimento nos dias de hoje e Alex descobriu isso. “Priscilla eu percebi que o mercado online poderia atrair mais clientes, o atendimento personalizado em conjunto com uma transmissão instantânea de dados em tempo real. Eu acredito que, para se diferenciar o ideal é mudar a rota, eu fiz algo que jamais alguém que não fosse destemido faria. Eu estava ao vivo com múltiplos usuários de maneira simultânea e online, aberto a ouvir feedbacks, sugestões desses clientes, foi ótimo! Eu consegui cuidar do atendimento e por fim, fidelizei os meus clientes” explica.
Alex conta que seu objetivo era fazer com que mais pessoas degustassem e descobrissem os novos sabores, que tivessem uma experiência diferenciada no ramo Gourmet artesanal. “Atualmente trabalho em uma padaria bem conceituada na cidade de Valinhos em São Paulo. Eu iniciava a Live na hora e realizava a receita passo a passo, as pessoas iam fazendo as reservas. Comecei a abrir as Lives para ensinar e cobrava um valor simbólico para quem quisesse participar posteriormente”, conta.
Alex Duarte, é conhecido como o Gourmet de fatias lucrativas. “Sabe Priscilla o sonho de qualquer pessoa que faz doces e bolos para vender vai muito além do lucro, mas sim ter junto de tudo isso o seu trabalho reconhecido. Muita gente almeja os primeiros lugares no ranking de melhor confeiteiro, do dia para noite. Porém são poucos os que chegam lá. A dedicação à profissão é um dos segredos, mas por trás disso existem outros pontos a considerar. Por onde começar”, conclui o especialista.
![Alex Duarte – Foto: Acervo Pessoal](http://www.colunadafama.com.br/wp-content/uploads/2023/04/unnamed-2-300x300.jpg)
Alex Duarte – Foto: Acervo Pessoal
Alex explica que para começar, se você ainda está dando seus primeiros passos na confeitaria, a primeira coisa é buscar o conhecimento básico das regras da culinária em geral. “Por exemplo, muitas pessoas fazem produtos em casa, para suas famílias, amigos ou para si mesmo, de forma amadora. Elas sabem o que significa untar uma forma, mas muitas outras não tem noção do que é isso. Não ache que isso não é normal ou motivo de vergonha, afinal, ninguém nasce sabendo ou é obrigado a conhecer os termos culinários, entretanto, se você deseja ser uma confeiteira (o) profissional, é preciso conhecer o vocabulário e as terminologias da culinária, foi quando em 2021 montei meu primeiro curso online ‘Fatias Gourmet Lucrativas’, fui me tornando muito conhecido a nível nacional”, conta ele.
Duarte destaca que o empreendedorismo no ramo gourmet requer dedicação, conhecimento e paixão pelo produto que se está oferecendo. “Planejamento, estratégia e muito trabalho é preciso para alcançar o sucesso nesse mercado oferecendo produtos de alta qualidade para um público que ama o que você produz. Não há para onde correr, se você realmente quer se tornar um confeiteiro de sucesso, então é preciso fazer um bom curso de confeitaria. É estudando que você poderá adquirir conhecimento e se especializar mais profundamente na área de confeitaria. É preciso técnicas indispensáveis para um profissional, truques para assar massas, tipos de massa, ‘massa branca e variações, red velvet, massa de cacau’, recheios e coberturas, ganache, creme, buttercream e Montagens e decorações, como montar um bolo na forma, bolo com quina irregular, bolos cobertos e muito mais”, explica o especialista.
Para conhecer mais sobre a história de Alex segue ele no Instagram https://instagram.com/chefealexduarte?igshid=YmMyMTA2M2Y=
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Empreendedorismo
Grupo CALONE® participa da Expo Empreendedor neste fim de semana
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Empresa é o BI (Business Intelligence) oficial do evento, representando o programa GODS© (Gestão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
O Grupo CALONE® confirmou presença na Expo Empreendedor, que será realizada nos dias 26 e 27 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, a partir das 11h. Durante o evento será gerado um relatório para a Organização das Nações Unidas (ONU) em apoio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, que promove o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
Palestra
O CEO do Grupo CALONE®, Marcelo Calone, vai apresentar uma palestra sobre a importância da inteligência de dados para os negócios, destacando como o uso estratégico de dados pode transformar empresas, otimizar operações e promover um desenvolvimento sustentável.
![Marcelo Calone (CEO do Grupo CALONE®) - Foto divulgação](https://c6magazine.com.br/wp-content/uploads/2024/07/c985eff0-78c9-4109-a4f6-be24ced9c06d.jpg)
Marcelo Calone (CEO do Grupo CALONE®) – Foto divulgação
Stand e Sala VIP
Além de seu stand na feira, o Grupo CALONE® vai ter uma área dedicada na sala VIP do evento. Nesse espaço, serão realizadas diversas entrevistas com os grandes nomes do evento, conduzidas por várias mídias e veículos de comunicação. Este ambiente exclusivo vai permitir um networking de alto nível e a troca de ideias inovadoras.
Parcerias estratégicas
O Grupo CALONE® vai levar marcas parceiras, como a Pousada Figueira da Serra, FortHouse, PotencialMente Academia Cerebral e a Mavi, a parceira oficial de viagens da empresa. Essas parcerias reforçam o compromisso do grupo com a excelência e inovação, proporcionando aos participantes uma experiência enriquecedora e diversificada.
Impacto e Objetivos
A participação do Grupo CALONE® tem o objetivo não apenas de promover suas soluções em inteligência de dados, mas fortalecer o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente os ODS 8 e 17. Através de sua expertise, o grupo busca inspirar outras empresas a adotarem práticas sustentáveis e inteligentes, contribuindo para um futuro mais próspero e equilibrado.
![Livro DATA MAN - Foto divulgação](https://c6magazine.com.br/wp-content/uploads/2024/07/a6a133f4-c261-49a3-b54d-b4e3a6f2cfd8.jpg)
Livro DATA MAN – Foto divulgação
Lançamento de livros
Marcelo Calone fará o lançamento de seus novos livros: “DATA MAN – O Poder da Inteligência de Dados nos Negócios” e “DATA MAN – O Poder da Inteligência de Dados para Personalidades”. As obras destacam a importância da inteligência de dados no ambiente corporativo e a gestão de carreiras individuais, proporcionando insights valiosos para profissionais de diversas áreas.
Empreendedorismo
Exemplos de sustentabilidade: Pousada Figueira da Serra e Restaurante Puriman conseguem reaproveitar boa parte do lixo orgânico
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Os dois estabelecimentos estão localizados em Campos do Jordão, no interior de São Paulo
Segundo o empresário Fábio Izar, proprietário dos empreendimentos, a Pousada Figueira da Serra tem uma rede sustentável que contribui com a cidade. Ele diz que o chef do Puriman, João Izar, lutou para que a empresa mantivesse essa tendência. O empresário conta que eles produziam cerca de 200 quilos de lixo por semana. Hoje são apenas 20. “A gente tem lixo de banheiro. O restante é reciclado ou é um lixo orgânico que vai para a nossa fazenda, onde vai servir de alimento para os animais que produzem o nosso leite, a carne, os ovos. Aprendemos que não precisa ser jogado nada fora e podemos aproveitar 90%”, aponta.
Idealizador do projeto de sustentabilidade da pousada, o chef João Izar comenta que a ideia foi trazer e valorizar para as pessoas tudo que vem da Serra da Mantiqueira, com o objetivo que elas conheçam a origem dos alimentos consumidos. João destaca que 80% dos produtos servidos no restaurante são de pequenos produtores locais ou de produção própria.
Com a gastronomia diferenciada de outros lugares da cidade, o chef reforça que o Puriman tem como sobrenome a cozinha de pesquisa e o produto. “A pesquisa gira em torno de a gente ir para a Serra da Mantiqueira, encontrando matas virgens ou matas que vieram aqui, que são exóticas, mas que já incorporaram à serra nativa, à mata nativa. A gente pesquisa cogumelos comestíveis e traz para o restaurante essa parte de pesquisa e de produto”, pontua.
Na fazenda que pertence à família Izar, João relata que são produzidos leite de vaca, de búfala, além de derivados como a manteiga, o mascarpone, a muçarela e outros queijos em geral. O lugar ainda tem galinha, frango caipira, patos, coelhos, ovos das galinhas, vários vegetais, como a alface, couve-flor e couve. “Falta muito para a gente conseguir alcançar os nossos objetivos de englobar muito mais a cidade nesse projeto de sustentabilidade. Mas o que atingimos é algo admirável. Estou muito feliz com esse resultado. Cada vez mais, vamos implementar essa sustentabilidade. A própria agenda 2030 da ONU vai obrigar os restaurantes a terem os seus. Então, só adiantamos o processo”, observa.
A fazenda
Os restos orgânicos do restaurante são destinados à fazenda da família Izar e são utilizados para o trato de quase 200 animais, de oito espécies. De acordo com Eugênio Godoy, administrador do local, tudo que vem da pousada é reaproveitado e separado. Por exemplo, a casca da laranja vai para as cabras e as ovelhas comerem. “Isso gera um sabor diferente no leite. Já as hortaliças, as vacas comem. A parte alimentícia, os porcos comem”, explica.
Eugênio também lembra que o leite produzido é encaminhado à pousada para a produção de queijos. No entanto, o soro que sai do queijo retorna à fazenda para que os leitões sejam criados e tratados. Como salienta o administrador, o que os animais não consomem, é colocado com o esterco e a serragem, ajudando no processo de plantação das hortaliças. “Sinto-me feliz e realizado de fazer esse trabalho, porque é uma coisa que eu não sabia fazer. Aprendi e comecei a ter prazer. Mudou não só a questão dos animais, mas a cabeça e o ambiente”, finaliza.
Empreendedorismo
Lounge do Aeroporto de São José dos Campos foi projetado com os móveis da FortHouse
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A loja FortHouse, conhecida pela sofisticação, elegância e móveis de alto padrão e liderada pelo empresário Fábio Izar, cedeu, projetou e selecionou a mobília que está no lounge do aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Segundo Izar, pelo menos nos próximos seis meses, o mobiliário ficará no lounge do aeroporto.
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