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Enzo Celulari sobre estilo de vida sustentável: “Deixei de consumir diversas marcas de moda e beleza”

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Empresário diz que apoio à causa começou na infância com o exemplo dos pais, os atores Claudia Raia e Edson Celulari.

Enzo Celulari, de 24 anos, é uma das grandes vozes da atualidade para compromissos ambientais. O empresário usa seu alcance nas redes sociais para chamar atenção a questões como consumismo e cadeia produtiva das indústrias, o que influencia diretamente na sua decisão de fechar ou recusar parcerias. Além do trabalho de criador de conteúdo, Enzo é CEO do Instituto Dadivar. A missão do projeto é estimular o investimento social com iniciativas voltadas a educação e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, para o bem de todos.

A preocupação com os pequenos começou ainda na infância e foi ensinada por seus pais, Claudia Raia e Edson Celulari. O empresário carrega consigo ao longo dos anos seu “propósito” de promover conscientização social e ambiental, de forma que estimule o próximo a repensar seus hábitos.

Claudia Raia e o filho, Enzo Celulari (Foto: Reprodução/Instagram)

Claudia Raia e o filho, Enzo Celulari (Foto: Reprodução/Instagram)

A Quem, para o projeto Um Só Planeta, Enzo fala sobre o novo trabalho como porta-voz dos compromissos socioambientais da L’Occitane e os desafios de alinhar a causa sustentável à  paixão por moda e manter os hábitos até mesmo fora de sua zona de conforto.

O que fez você se interessar por sustentabilidade?
Desde pequeno, digo que fui picado pelo bichinho do social, pela mosquinha da sustentabilidade. Tive isso sempre estimulado dentro de casa, pelo meu pai e pela minha mãe. Desde muito cedo passava tardes, às vezes o dia inteiro, com as crianças nas creches, além de semanalmente levar minha doação material de coisas que eu recebia, de presentes que ganhava, ou que eu não usava mais, ou que era demais para mim. Eu levava para essas crianças. Mas, mais importante do que isso, era o tempo que passava com elas, era essa troca, era viver uma realidade que era muito diferente da minha. E foi justamente aí que despertou a minha paixão pelo social, pela sustentabilidade, isso é algo que me toca profundamente.

Enzo e Edson Celulari (Foto: Reprodução)

Enzo e Edson Celulari (Foto: Reprodução)

E, mais para frente, não só trabalhando com isso, mas com a maturidade, eu entendi como muitas coisas estavam sendo feitas de forma errada. Como as indústrias contribuíam de forma tão negativa para o meio ambiente e utilizavam os recursos como se fossem ilimitados e eles, de fato, não são. Não só as indústrias, mas nós também. Como se sempre existisse um plano B para o planeta e realmente não existe.

Alguma pauta sustentável te chama mais atenção?
Acho que seria injusto dar maior importância a uma causa ou a outra. Acho que todas as causas têm sua devida importância. Não é à toa que cada uma delas existe, tanto as sociais quanto as ambientais. Mas se a gente for falar de causa ambiental, a que mais me toca, pessoalmente, é a redução do descarte de resíduos plásticos. O plástico é um grande inimigo do meio ambiente e está em grande parte daquilo que a gente consome, das embalagens, dos recipientes. Claro que já estão começando a fazer de forma diferente e criando soluções mais sustentáveis, mas ainda muito embrionário, e isso é péssimo para a vida marinha e para o meio ambiente, para a fauna e flora em geral.

Enzo Celulari (Foto: Reprodução/Instagram)

Enzo Celulari (Foto: Reprodução/Instagram)

Além de chamar atenção para a causa publicamente, de que forma você aplica o assunto no dia a dia?
Acho que qualquer aplicação de novos hábitos ou de uma consciência geral no dia a dia começa em doses homeopáticas. Pelos menos para mim, passar a entender de onde vem o que compro, criar o hábito de ler os rótulos, ler onde um produto é produzido, como chegou ali… de forma tão simples, você está comprando aquilo da prateleira do supermercado, mas é de um pequeno produtor? É produzido de forma sustentável? Os materiais utilizados são mais amigáveis ao meio ambiente? Começando a incluir esse tipo de consciência, esse novo hábito começa a fazer diferença. Não acredito no radicalismo, em mudar 100% da noite para o dia, porque é sobre reeducação. É assim que a gente começa um processo de mudança e de transformação de fato.

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Grupo CALONE® participa da Expo Empreendedor neste fim de semana

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Empresa é o BI (Business Intelligence) oficial do evento, representando o programa GODS© (Gestão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

O Grupo CALONE® confirmou presença na Expo Empreendedor, que será realizada nos dias 26 e 27 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, a partir das 11h. Durante o evento será gerado um relatório para a Organização das Nações Unidas (ONU) em apoio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, que promove o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Palestra

O CEO do Grupo CALONE®, Marcelo Calone, vai apresentar uma palestra sobre a importância da inteligência de dados para os negócios, destacando como o uso estratégico de dados pode transformar empresas, otimizar operações e promover um desenvolvimento sustentável.

Marcelo Calone (CEO do Grupo CALONE®) - Foto divulgação

Marcelo Calone (CEO do Grupo CALONE®) – Foto divulgação

Stand e Sala VIP

Além de seu stand na feira, o Grupo CALONE® vai ter uma área dedicada na sala VIP do evento. Nesse espaço, serão realizadas diversas entrevistas com os grandes nomes do evento, conduzidas por várias mídias e veículos de comunicação. Este ambiente exclusivo vai permitir um networking de alto nível e a troca de ideias inovadoras.

Parcerias estratégicas

O Grupo CALONE® vai levar marcas parceiras, como a Pousada Figueira da Serra, FortHouse, PotencialMente Academia Cerebral e a Mavi, a parceira oficial de viagens da empresa. Essas parcerias reforçam o compromisso do grupo com a excelência e inovação, proporcionando aos participantes uma experiência enriquecedora e diversificada.

Impacto e Objetivos

A participação do Grupo CALONE® tem o objetivo não apenas de promover suas soluções em inteligência de dados, mas fortalecer o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente os ODS 8 e 17. Através de sua expertise, o grupo busca inspirar outras empresas a adotarem práticas sustentáveis e inteligentes, contribuindo para um futuro mais próspero e equilibrado.

Livro DATA MAN - Foto divulgação

Livro DATA MAN – Foto divulgação

Lançamento de livros

Marcelo Calone fará o lançamento de seus novos livros: “DATA MAN – O Poder da Inteligência de Dados nos Negócios” e “DATA MAN – O Poder da Inteligência de Dados para Personalidades”. As obras destacam a importância da inteligência de dados no ambiente corporativo e a gestão de carreiras individuais, proporcionando insights valiosos para profissionais de diversas áreas.

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Exemplos de sustentabilidade: Pousada Figueira da Serra e Restaurante Puriman conseguem reaproveitar boa parte do lixo orgânico

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Pousada Figueira da Serra e o chef do Puriman, João Izar - Foto divulgação

Os dois estabelecimentos estão localizados em Campos do Jordão, no interior de São Paulo

Segundo o empresário Fábio Izar, proprietário dos empreendimentos, a Pousada Figueira da Serra tem uma rede sustentável que contribui com a cidade. Ele diz que o chef do Puriman, João Izar, lutou para que a empresa mantivesse essa tendência. O empresário conta que eles produziam cerca de 200 quilos de lixo por semana. Hoje são apenas 20. “A gente tem lixo de banheiro. O restante é reciclado ou é um lixo orgânico que vai para a nossa fazenda, onde vai servir de alimento para os animais que produzem o nosso leite, a carne, os ovos. Aprendemos que não precisa ser jogado nada fora e podemos aproveitar 90%”, aponta.

Idealizador do projeto de sustentabilidade da pousada, o chef João Izar comenta que a ideia foi trazer e valorizar para as pessoas tudo que vem da Serra da Mantiqueira, com o objetivo que elas conheçam a origem dos alimentos consumidos. João destaca que 80% dos produtos servidos no restaurante são de pequenos produtores locais ou de produção própria.

Com a gastronomia diferenciada de outros lugares da cidade, o chef reforça que o Puriman tem como sobrenome a cozinha de pesquisa e o produto. “A pesquisa gira em torno de a gente ir para a Serra da Mantiqueira, encontrando matas virgens ou matas que vieram aqui, que são exóticas, mas que já incorporaram à serra nativa, à mata nativa. A gente pesquisa cogumelos comestíveis e traz para o restaurante essa parte de pesquisa e de produto”, pontua.

Na fazenda que pertence à família Izar, João relata que são produzidos leite de vaca, de búfala, além de derivados como a manteiga, o mascarpone, a muçarela e outros queijos em geral. O lugar ainda tem galinha, frango caipira, patos, coelhos, ovos das galinhas, vários vegetais, como a alface, couve-flor e couve. “Falta muito para a gente conseguir alcançar os nossos objetivos de englobar muito mais a cidade nesse projeto de sustentabilidade. Mas o que atingimos é algo admirável. Estou muito feliz com esse resultado. Cada vez mais, vamos implementar essa sustentabilidade. A própria agenda 2030 da ONU vai obrigar os restaurantes a terem os seus. Então, só adiantamos o processo”, observa.

A fazenda

Os restos orgânicos do restaurante são destinados à fazenda da família Izar e são utilizados para o trato de quase 200 animais, de oito espécies. De acordo com Eugênio Godoy, administrador do local, tudo que vem da pousada é reaproveitado e separado. Por exemplo, a casca da laranja vai para as cabras e as ovelhas comerem. “Isso gera um sabor diferente no leite. Já as hortaliças, as vacas comem. A parte alimentícia, os porcos comem”, explica.

Eugênio também lembra que o leite produzido é encaminhado à pousada para a produção de queijos. No entanto, o soro que sai do queijo retorna à fazenda para que os leitões sejam criados e tratados. Como salienta o administrador, o que os animais não consomem, é colocado com o esterco e a serragem, ajudando no processo de plantação das hortaliças. “Sinto-me feliz e realizado de fazer esse trabalho, porque é uma coisa que eu não sabia fazer. Aprendi e comecei a ter prazer. Mudou não só a questão dos animais, mas a cabeça e o ambiente”, finaliza.

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Lounge do Aeroporto de São José dos Campos foi projetado com os móveis da FortHouse

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A loja FortHouse, conhecida pela sofisticação, elegância e móveis de alto padrão e liderada pelo empresário Fábio Izar, cedeu, projetou e selecionou a mobília que está no lounge do aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Segundo Izar, pelo menos nos próximos seis meses, o mobiliário ficará no lounge do aeroporto.

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Bombou na semana