Mundo
Família de Jessica denuncia disseminação de fake News após morte trágica

Jéssica, antes de falecer, foi alvo de notícias falsas, incluindo montagens de conversas entre ela e o humorista Whindersson Nunes, espalhadas por perfis de fofoca online. Em resposta, Jéssica postou um apelo no Instagram para que os posts fossem removidos, e Whindersson Nunes confirmou a falsidade das mensagens.
Investigação Policial e Lei Jéssica Vitória
O delegado Felipe Oliveira, responsável pelo inquérito em Araguari (MG), indicou que a Polícia Civil avaliará a necessidade de novos depoimentos. Paralelamente, Whindersson Nunes expressou seu pesar nas redes sociais e sugeriu a criação da “Lei Jéssica Vitória” para regular perfis nas redes sociais.
Perda de Seguidores da Página Choquei
Enquanto isso, a página Choquei no Instagram, que divulgou as fake news, viu uma queda drástica de mais de 1,3 milhão de seguidores após a confirmação da morte de Jéssica. Além disso, a página não publicou novos posts desde o incidente, uma decisão que pode ter sido influenciada por razões éticas. Essa diminuição foi monitorada pela CrowdTangle, refletindo a resposta do público ao caso.
Posicionamento da Família de Jéssica
A família de Jéssica divulgou uma nota: “Com profunda tristeza a família da jovem Jéssica Abadia Vitória Dias Canedo vem se manifestar sobre seu falecimento, ocorrido em 22/12/2023. Vivemos numa era em que a informação se tornou amplamente acessível, especialmente por meio das redes sociais. Nunca antes na história da humanidade a disseminação de informações foi tão rápida e significativa para a sociedade. No entanto, diante da prematura partida de Jéssica, não podemos ignorar os riscos associados à propagação de informações falsas, desconexas e inverídicas, que têm prejudicado cotidianamente a vida de inúmeras pessoas e afetado a sociedade como um todo. Embora o direito à liberdade de expressão esteja consagrado na Constituição Federal, sua prática deve observar os demais direitos previstos na Carta Magna, sobretudo o princípio da dignidade da pessoa humana. Torna-se, portanto, imperativo responsabilizar aqueles que ocupam posições de comunicadores em redes sociais pelos impactos de suas ações na vida alheia, assim como determina nosso ordenamento jurídico. Assim, buscaremos e confiamos na justiça para que todos os envolvidos na disseminação de notícias falsas que possam ter contribuído para o falecimento de Jéssica sejam responsabilizados conforme a lei.”

Mundo
Frio e chuva não desanimam público na terceira noite do Ita Pedro em Itabuna

Solange Almeida, Tayrone, Lauana Prado e Gasparzinho são destaques na penúltima noite do evento junino mais esperado do Sul da Bahia
Nem a garoa fina nem o frio intenso impediram milhares de pessoas de lotarem a Arena Zé Cachoeira, no bairro Banco Raso, em Itabuna, neste sábado (28), para curtir a terceira noite do Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil. O evento, que já se consolidou como uma das maiores festas juninas do país, trouxe um time de atrações de peso que mesclou forró, sofrência, sertanejo e romantismo.
A noite começou ao som de Rafa Motah, que abriu a programação com muito forró e romantismo. Em seguida, o público curtiu as apresentações de Paulo Neto e Danniel Vieira, que trouxeram o melhor do sertanejo baiano para aquecer os corações da plateia.
A cantora Cris Mel, ex-integrante de bandas como Vera Cruz, Cacau com Leite e Lordão, mostrou sua força em carreira solo com uma performance contagiante, preparando o terreno para as atrações principais da noite.
Um dos shows mais aguardados foi o de Lauana Prado, que conquistou o público desde os primeiros acordes de Whisky Vagabundo, seu sucesso que fala de amores frustrados. Com carisma, presença de palco e talento musical, a ex-participante do The Voice Brasil mostrou por que é uma das vozes femininas mais respeitadas do sertanejo contemporâneo.

Fotos Fred Pontes e Reynaldo Felix Divulgação
O clima de paixão e saudade seguiu com Tayrone, que levou a sofrência para o palco com músicas como Bipolar e Edilene, cantadas em uníssono pelo público. Seus hits embalaram casais e solteiros que enfrentaram o frio para viver intensamente cada momento do show.
Grande nome da noite, Solange Almeida, carinhosamente chamada de madrinha do Ita Pedro, entregou uma apresentação completa, cheia de emoção e sucessos que marcaram sua trajetória. Durante quase duas horas, a artista relembrou clássicos e interagiu com os fãs, consolidando sua conexão com a festa e com a cidade.
Para encerrar a noite em clima de festa, o irreverente Gasparzinho subiu ao palco com seu estilo ousado e bem-humorado, fazendo o público dançar mesmo sob a chuva. Suas músicas de duplo sentido e batidas animadas mantiveram a energia lá no alto até o último minuto.
Programação continua neste domingo
A programação do Ita Pedro 2025 chega ao fim neste domingo (29), com shows de grandes nomes da música como Dorgival Dantas, Natanzinho Lima, Dilsinho, Vitor Fernandes, Lordão, Boyzinho, Léo Freitas, André & Mauro e Cris Lima.
Realização e apoio
O evento é promovido pela Prefeitura de Itabuna e pela FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), com o apoio de parceiros como Governo do Estado da Bahia, EMASA, Rota Transportes, Plansul, Natura, Camarote Zero, Petrobras, UNEX, He-Net, Cardio Fit, Brasil Nutri Ambiental, Enegreener e o Governo Federal.
Mundo
Delegação da Tanzânia se reúne com Governador do Estado do Rio de Janeiro durante G20

A delegação da Tanzânia, liderada pelo Embaixador da República Unida da Tanzânia no Brasil, H.E. Prof. Adelardus Kilangi, acompanhada pelo Cônsul Honorário da República Federativa do Brasil em Zanzibar, Hon. Abdulsamad Abdulrahim, e pelo Diretor Executivo do Centro de Investimentos da Tanzânia (TIC), Sr. Gilead Teri, realizou uma série de reuniões produtivas à margem da cúpula do G20. Um dos encontros de destaque foi com o Sr. Bruno de Queiroz Costa, Chefe de Relações Internacionais do Gabinete do Governador do Estado do Rio de Janeiro.
A reunião foi uma oportunidade para a delegação tanzaniana apresentar as diversas possibilidades de investimento disponíveis na Tanzânia, além de destacar o ambiente favorável aos negócios promovido pelo Governo tanzaniano sob a liderança da Presidente Samia Suluhu Hassan.
O Gabinete do Governador demonstrou grande interesse em explorar as oportunidades de investimento, construir parcerias e fomentar negócios entre o Rio de Janeiro e a Tanzânia. Durante as discussões, foram abordadas várias áreas de interesse comercial e colaboração, incluindo:
- Cultura, Esportes e Turismo
- Açúcar e Pecuária
- Energia, Petróleo & Gás
- Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
- Hotéis e Imobiliário
- Fábrica de Montagem de Veículos
- Gastronomia e Alimentos
- Missão Comercial para a Tanzânia
O Embaixador e o Cônsul Honorário reafirmaram o compromisso de oferecer total apoio aos investidores do Rio de Janeiro, com a missão de facilitar o estabelecimento e o crescimento bem-sucedido de seus empreendimentos entre o Brasil e a Tanzânia.
As reuniões contaram com a presença de figuras importantes, como o Brigadeiro General Remigius Ng’umbi, Adido de Defesa na Embaixada da Tanzânia, Beatus Kalumuna, Chefe de Administração da Embaixada da Tanzânia no Brasil, e Luciana Teixeira, Diretora e Chefe de Facilitação e Promoção de Investimentos no Brasil.
Esses encontros reforçam a disposição da Tanzânia em fortalecer laços econômicos com o Brasil, criando novas oportunidades para o crescimento de negócios entre os dois países.
Colunista : Daniel Steve
Instagram : @jornalistadanielsteve
-
Notícias2 anos ago
Fernanda Souza: Transformando “Estética & Beleza em Arte e Bem-Estar”
-
Empreendedorismo2 anos ago
Gabriela Schwan é nomeada a nova embaixadora do turismo em Caxias do Sul
-
Notícias1 ano ago
Conheça a história da Advogada: Henriette Brigagão
-
Empreendedorismo2 anos ago
Lucienes Rodrigues: “Empresária faz sucesso com vendas de doces e salgados na Inglaterra”
-
Notícias2 anos ago
Viajante Necessário inaugura sua nova sede no Rio de Janeiro