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Empreendedorismo

O Apresentador Thiago Paes registra suas viagens em Nova Temporada de PaesPeloMundo na TV

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Pronto a registrar as melhores experiências de viagens desde sempre, o empresário Thiago Paes viu sua vida mudar em 2015 quando milhares de pessoas começaram a se interessar por suas postagens nas redes sociais. Desde então, o que era algo para descontrair com amigos foi se tornando profissão. “Tudo começou com algo que eu sempre amei fazer, falar sobre. Eu vivia perguntando para meus amigos como eram os lugares que eu não conhecia. Sempre sonhei em conhecer muitos lugares do mundo, as pessoas, a culinária”, lembra Thiago.

Nascia então o PaesPeloMundo. Nos últimos anos, como criador de conteúdo e influenciador, Paes se tornou referência em turismo e, principalmente, em turismo gastronômico e hotelaria. Coleciona dezenas de experiências em hotéis de luxo, destinos exóticos, atrações turísticas como mergulhar no AquaRio – um dos maiores aquários da América Latina, o que poucas pessoas fizeram. Além de palestras, participação em eventos, projetos, tais como o Movimento Supera Turismo, o Voar Mais, os Seminários, além de ser professor no curso de turismo em Curitiba, onde mora. “De todos os projetos que já participei o Movimento Supera Turismo foi o mais desafiador, o que me deixou mais forte e inseguro ao mesmo tempo. Precisei viajar durante a pandemia para os lugares que estavam voltando aos poucos a funcionar, ninguém sabia direito o que eram os protocolos, tudo que a gente hoje naturalizou, naquele momento era uma novidade, não sabíamos como usar as luvas, o álcool gel, eram muitas dúvidas. Ao mesmo tempo foi emocionante ouvir os relatos de guias de turismo, agentes, de profissionais de todos os níveis cheios de esperança. O Turismo foi muito afetado e eu sentia que tinha que fazer algo para ajudar”, relata Thiago.

Thiago Paes: Acervo Pessoal

Aos poucos a formação em direito e a vida como advogado foi dando lugar às constantes viagens pelo Brasil, Europa, Ásia. “Precisei deixar de lado nomeação em concurso público, outras atividades e me dedicar as viagens, mas sou empreendedor, empresário, curioso, estudioso, tenho sede de conhecimento, por isso amo ensinar. Cada vídeo é resultado de muitas pesquisas, detalhes, histórias que me realizo contando”, conclui o produtor e apresentador.

Tamanha bagagem e trajetória multidisciplinar fizeram seus vídeos curtos das redes sociais chegarem à TV. Em 2022 estreou a primeira temporada do PaesPeloMundo – viagem & amp; gastronomia no canal Travel Box Brazil. E já se prepara para estrear novas temporadas, uma pelo Brasil e outra resultado de uma das viagens mais inusitadas de sua vida, conhecer a cordilheira Himalaia.

E nessa viagem pelos países budistas do Himalaia, Paes esteve no extremo norte da Índia, na região de Leh Ladak, no Nepal, pelos aeroportos mais perigosos do mundo, e também no Butão, onde fez trilhas de mais de 6 horas por montanhas sagradas, provando a culinária local, como o Ema Datshi, “molho de queijo com lascas de pimenta.”

Thiago Paes: Acervo Pessoal

A culinária exótica não é exclusividade das viagens ao exterior. No Brasil, Thiago provou “moqueca de frutos do mangue” no Delta do Parnaíba, “Beiju de coco” e as “queijadas sem queijo”, receitas fielmente reproduzidas por descendentes de pessoas escravizadas na experiência do turismo de base comunitária em Sergipe, além da culinária a base de cactos à beira do rio São Francisco e muito mais. “O Brasil é incrível, tem sido especial conhecer novos lugares e também voltar a destinos que tem muito a oferecer, a trocar com o viajante. Eu sempre falo da cozinha sustentável como aquela que valoriza o produto e o produtor local, que emprega na comunidade, que realiza projetos sociais, que visa o futuro do meio ambiente. Não dá para ficarmos presos a receitas europeias, a ingredientes que nem existem no Brasil. Para mim um bom chef utiliza produtos locais em suas técnicas, olha o entorno, de onde vem o que comemos e produz pratos com saudabilidade”, acrescenta Thiago.

Thiago Paes: Acervo Pessoal

As experiências de viagens que inspiram milhares de pessoas nas redes sociais e na TV se dividem com as apresentações em palestras e seminários, e também, nos cursos que ministra. “Tenho um curso para ensinar as pessoas a fazerem parcerias de sucesso. Há uma diferença significativa entre um Famtour, uma Presstrip e uma Criação de Conteúdo. São setores e interesses diferentes de quem nos contrata. O Famtour é a área comercial de um destino ou uma empresa, que faz convites a profissionais do turismo para viabilizar seus negócios, uma Presstrip é a assessoria de comunicação que realiza os convites para jornalistas e comunicadores do turismo para divulgarem o local conforme seu olhar, incluindo suas críticas positivas e negativas, ao passo que a Criação de Conteúdo acontece ‘à quatro mãos’ é uma realização do setor de marketing de um destino, é a produção de algo de interesse do contratante. As duas primeiras são sem custos, a criação de conteúdo é diferente”, explica Paes.

A Nova temporada na Tv vai passar por novos roteiros pelo Brasil como a Rota dos
Pireneus – queijos e vinhos de Goiás, que conduz o viajante a fazendas históricas com receitas ancestrais, por vinícolas no meio do centro-oeste, por uma natureza ainda pouco conhecida. Passará também pelos novos e badalados restaurantes de Maceió, em Alagoas; pelos hotéis de Luxo de Camocim no Ceará, entre outros. Com certeza mais um sucesso do empresário, produtor e apresentador que faz minuciosa curadoria para falar sobre o que há de melhor no Brasil sem estereótipos e com um conteúdo luxuoso e repleto de alma. Para conhecer mais sobre o apresentador segue o Instagram @paespelomundo

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Grupo CALONE® participa da Expo Empreendedor neste fim de semana

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Empresa é o BI (Business Intelligence) oficial do evento, representando o programa GODS© (Gestão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

O Grupo CALONE® confirmou presença na Expo Empreendedor, que será realizada nos dias 26 e 27 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, a partir das 11h. Durante o evento será gerado um relatório para a Organização das Nações Unidas (ONU) em apoio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, que promove o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Palestra

O CEO do Grupo CALONE®, Marcelo Calone, vai apresentar uma palestra sobre a importância da inteligência de dados para os negócios, destacando como o uso estratégico de dados pode transformar empresas, otimizar operações e promover um desenvolvimento sustentável.

Marcelo Calone (CEO do Grupo CALONE®) - Foto divulgação

Marcelo Calone (CEO do Grupo CALONE®) – Foto divulgação

Stand e Sala VIP

Além de seu stand na feira, o Grupo CALONE® vai ter uma área dedicada na sala VIP do evento. Nesse espaço, serão realizadas diversas entrevistas com os grandes nomes do evento, conduzidas por várias mídias e veículos de comunicação. Este ambiente exclusivo vai permitir um networking de alto nível e a troca de ideias inovadoras.

Parcerias estratégicas

O Grupo CALONE® vai levar marcas parceiras, como a Pousada Figueira da Serra, FortHouse, PotencialMente Academia Cerebral e a Mavi, a parceira oficial de viagens da empresa. Essas parcerias reforçam o compromisso do grupo com a excelência e inovação, proporcionando aos participantes uma experiência enriquecedora e diversificada.

Impacto e Objetivos

A participação do Grupo CALONE® tem o objetivo não apenas de promover suas soluções em inteligência de dados, mas fortalecer o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente os ODS 8 e 17. Através de sua expertise, o grupo busca inspirar outras empresas a adotarem práticas sustentáveis e inteligentes, contribuindo para um futuro mais próspero e equilibrado.

Livro DATA MAN - Foto divulgação

Livro DATA MAN – Foto divulgação

Lançamento de livros

Marcelo Calone fará o lançamento de seus novos livros: “DATA MAN – O Poder da Inteligência de Dados nos Negócios” e “DATA MAN – O Poder da Inteligência de Dados para Personalidades”. As obras destacam a importância da inteligência de dados no ambiente corporativo e a gestão de carreiras individuais, proporcionando insights valiosos para profissionais de diversas áreas.

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Exemplos de sustentabilidade: Pousada Figueira da Serra e Restaurante Puriman conseguem reaproveitar boa parte do lixo orgânico

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Pousada Figueira da Serra e o chef do Puriman, João Izar - Foto divulgação

Os dois estabelecimentos estão localizados em Campos do Jordão, no interior de São Paulo

Segundo o empresário Fábio Izar, proprietário dos empreendimentos, a Pousada Figueira da Serra tem uma rede sustentável que contribui com a cidade. Ele diz que o chef do Puriman, João Izar, lutou para que a empresa mantivesse essa tendência. O empresário conta que eles produziam cerca de 200 quilos de lixo por semana. Hoje são apenas 20. “A gente tem lixo de banheiro. O restante é reciclado ou é um lixo orgânico que vai para a nossa fazenda, onde vai servir de alimento para os animais que produzem o nosso leite, a carne, os ovos. Aprendemos que não precisa ser jogado nada fora e podemos aproveitar 90%”, aponta.

Idealizador do projeto de sustentabilidade da pousada, o chef João Izar comenta que a ideia foi trazer e valorizar para as pessoas tudo que vem da Serra da Mantiqueira, com o objetivo que elas conheçam a origem dos alimentos consumidos. João destaca que 80% dos produtos servidos no restaurante são de pequenos produtores locais ou de produção própria.

Com a gastronomia diferenciada de outros lugares da cidade, o chef reforça que o Puriman tem como sobrenome a cozinha de pesquisa e o produto. “A pesquisa gira em torno de a gente ir para a Serra da Mantiqueira, encontrando matas virgens ou matas que vieram aqui, que são exóticas, mas que já incorporaram à serra nativa, à mata nativa. A gente pesquisa cogumelos comestíveis e traz para o restaurante essa parte de pesquisa e de produto”, pontua.

Na fazenda que pertence à família Izar, João relata que são produzidos leite de vaca, de búfala, além de derivados como a manteiga, o mascarpone, a muçarela e outros queijos em geral. O lugar ainda tem galinha, frango caipira, patos, coelhos, ovos das galinhas, vários vegetais, como a alface, couve-flor e couve. “Falta muito para a gente conseguir alcançar os nossos objetivos de englobar muito mais a cidade nesse projeto de sustentabilidade. Mas o que atingimos é algo admirável. Estou muito feliz com esse resultado. Cada vez mais, vamos implementar essa sustentabilidade. A própria agenda 2030 da ONU vai obrigar os restaurantes a terem os seus. Então, só adiantamos o processo”, observa.

A fazenda

Os restos orgânicos do restaurante são destinados à fazenda da família Izar e são utilizados para o trato de quase 200 animais, de oito espécies. De acordo com Eugênio Godoy, administrador do local, tudo que vem da pousada é reaproveitado e separado. Por exemplo, a casca da laranja vai para as cabras e as ovelhas comerem. “Isso gera um sabor diferente no leite. Já as hortaliças, as vacas comem. A parte alimentícia, os porcos comem”, explica.

Eugênio também lembra que o leite produzido é encaminhado à pousada para a produção de queijos. No entanto, o soro que sai do queijo retorna à fazenda para que os leitões sejam criados e tratados. Como salienta o administrador, o que os animais não consomem, é colocado com o esterco e a serragem, ajudando no processo de plantação das hortaliças. “Sinto-me feliz e realizado de fazer esse trabalho, porque é uma coisa que eu não sabia fazer. Aprendi e comecei a ter prazer. Mudou não só a questão dos animais, mas a cabeça e o ambiente”, finaliza.

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Lounge do Aeroporto de São José dos Campos foi projetado com os móveis da FortHouse

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A loja FortHouse, conhecida pela sofisticação, elegância e móveis de alto padrão e liderada pelo empresário Fábio Izar, cedeu, projetou e selecionou a mobília que está no lounge do aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Segundo Izar, pelo menos nos próximos seis meses, o mobiliário ficará no lounge do aeroporto.

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Bombou na semana